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Você quer aumentas as vendas e melhorar a participação do seu negócio no mercado, não é mesmo? Para isso, é importante que você fique atento às principais ferramentas de marketing disponíveis.

Dessa maneira, você terá mais facilidade para colocar sua estratégia em ação e diminuirá a chance de passar por probleminhas chatos, o que pode minar suas vendas.

Hoje você verá 5 ferramentas que poderão ajudá-lo no planejamento, execução e mensuração de suas ações. Boa leitura!

1. Plano de marketing

Antes de usar qualquer ferramenta para divulgar seus serviços nas redes sociais visando o aumento de suas vendas, você precisa definir quais são seus objetivos e quais são as ações mais adequadas para atingi-los.

Para tanto, estude qual é o perfil dos seus clientes a partir de pesquisas, compreendendo quais são seus grandes interesses, problemas e dilemas. Após isso, verifique como você pode alcançar tais pessoas.

Para ajudá-lo a fazer seu plano de marketing, veja algumas perguntas que podem auxiliá-lo a entender melhor seus consumidores:

  • Quais são os objetivos da sua empresa? Em quanto tempo espera alcançá-los?
  • Quais as mídias digitais mais utilizadas pelos seus usuários (site institucionais, blogs, redes sociais, fóruns)?
  • Como eles gostam de ser abordados (linguagem formal ou informal)?
  • Quais os tipos de conteúdo que eles mais gostam de ver (texto, vídeo, imagens, infográficos, e-books)?

Com essas respostas, você estará pronto para começar seu planejamento. Agora é só colocar a mão na massa!

2. CRO

Em marketing digital, uma conversão acontece toda vez que você atinge o objetivo desejado. Sendo assim, CRO (Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão, em português) está relacionado ao esforço contínuo para melhorar a taxa de conversão, média que indica qual a porcentagem dos seus visitantes que chegaram à fase desejada.

Algumas formas de aumentar essa taxa são:

  1. fazer testes em suas landing pages;
  2. criar processos para qualificar ainda mais seus leads;
  3. otimizar os posts mais acessados;
  4. usar chatbots;
  5. aumentar o interesse através do remarketing.

​3. Análise SWOT

SWOT é um acrônimo para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Para que ele faça mais sentido na língua portuguesa, por vezes, é chamado de FOFA. 

Essa análise é muito utilizada no planejamento estratégico ou em novos projetos para que um diagnóstico detalhado do negócio e de seu ambiente seja feito. A estratégia não é útil apenas para grandes empresas, mesma as micro e pequenas (e até blogs) podem realizá-la, auxiliando seu negócio com:

  • mais segurança nas tomadas de decisão;
  • conhecimento mais profundo dos cenários internos e externos;
  • compreensão dos concorrentes;
  • antecipação aos movimentos do mercado;
  • entendimento das principais alternativas de ação.

4. Redes Sociais

No Brasil, mais de 92% das empresas estão conectadas nas redes sociais, sendo que 72% utilizam estratégias para otimizar o desempenho nessas mídias. Sendo assim, não há dúvidas que as redes sociais são importantes para que sua estratégia obtenha os melhores resultados. 

Para otimizar a conversão nesses canais:

  • verifique se você efetua postagens com frequência (e qual a quantidade ideal);
  • veja se os conteúdos são úteis, relevantes e interessantes aos seus seguidores;
  • responda aos comentários dos usuários;
  • verifique quais são as mídias em que seus seguidores mais se engajam (texto, imagem, vídeo, e-book).

5. Google Analytics

Por fim, o Google Analytics permite que você acompanhe detalhadamente qual é o público que visita sua página, de onde ele veio, quais são as páginas em que seu usuário desiste da navegação, entre outros.

Identifique quais:

  • páginas apresentam maior rejeição;
  • canais (redes sociais, fóruns, etc.) que mais enviam visitantes ao seu site;
  • taxa de conversão;
  • perfil do usuário que visita seu site (verifique se é compatível à persona);
  • quanto tempo os usuários passam em sua página.

A partir disso, é possível identificar quais são os problemas que estão dificultando as conversões e ter dados suficientes para tomar decisões importantes. 

Todas as ferramentas de marketing citadas acima são importantes para que você entenda melhor o seu cliente e o mercado em que atua. Assim, as chances de que sua estratégia seja bem-sucedida aumentam, uma vez que você utilizará técnicas já conhecidas e reconhecidas no mercado.

Muita gente precisa conhecer essas ferramentas, então, compartilhe este post agora mesmo nas redes sociais. Vai lá!