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Fazer uma estratégia de marketing não se resume a escolher os melhores meios para divulgar sua empresa e aumentar as vendas. Para que seu objetivo seja alcançado é necessário estudo e planejamento.

O plano de marketing deve ser encarado como uma ferramenta para que a marca aumente sua competitividade no mercado, com uma boa gestão. Por isso, neste post, você verá quais são as atitudes que deve ter para criar uma estratégia bem-sucedida e que melhore o desempenho do seu negócio. Boa leitura!

Planeje suas campanhas

Para elaborar um bom plano de marketing é necessário planejar. A partir disso, os objetivos e metas a serem alcançados serão definidos, resumindo as principais informações para que a equipe possa focar nos resultados desejados. Essa parte do projeto é tão importante que existem times especializados, em muitas empresas, para lidar apenas com essa parte.

A maioria das ações que não consegue cumprir com seus objetivos possui em comum um mau planejamento. Como não sabem o que é necessário, fica mais complicado realizar algo de fato e obter algum resultado significativo.

Faça análises de campo

Muitos empresários pensam conhecer seus clientes de forma completa e, por isso, dispensam estudos e pesquisas mais aprofundadas. Esse, porém, é um erro grave em uma estratégia de marketing.

Para saber, ao certo, quais são os desejos e necessidades do seu público, faça análises e pesquisas de campo para obter dados confiáveis e reais. Dessa forma, suas decisões serão mais técnicas e menos emocionais, não baseadas no achismo.

Defina seu público-alvo e personas

Outra questão comum é a falta de definição de um público-alvo para sua empresa se comunicar com qualidade. Para que suas ações de marketing sejam efetivas é necessário mostrar aos clientes quais são os problemas que eles possuem e como podem resolvê-los.

Como apontar problemas de um público que você não conhece? Por isso, delimite para qual audiência intensificará suas ações, criando as personas, que são perfis semificcionais, definidos por pesquisas reais, que permitem que você foque suas intervenções, tendo em vista uma pessoa real. Esse perfil é útil para ter em mente como será seu cliente ideal e como ele gostaria de receber contato da sua marca.

Crie um plano de ações

Depois de entender como seu cliente ideal deseja ser abordado pela sua empresa, você deve definir quais ações serão tomadas para que ele conheça sua estratégia e se engaje com ela para que você alcance seus objetivos.

Defina quais ações de marketing serão tomadas tanto online quanto offline. Em relação ao marketing digital, você pode usar:

  • Inbound Marketing (marketing de atração, para que os possíveis visitantes procurem por sua empresa);
  • links patrocinados (plataformas pagas, como Facebook Ads e Google AdWords);
  • SEO (estratégias de otimização das suas páginas para motores de busca);
  • redes sociais.

Algumas ações offline para seu marketing são propagandas veiculadas em:

  • jornais e revistas;
  • TV;
  • rádio;
  • panfletagem;
  • utilização de brindes.

Estabeleça, também, qual será o investimento para cada mídia utilizada, considerando quais são os canais em que sua persona mais interage. No caso das redes sociais, defina quais serão as plataformas, quantas postagens você fará e procure por aquelas em que seu público esteja mais presente.

Documente o que fizer

Uma boa forma de acompanhar e melhorar sua estratégia é documentar as ações de marketing. Dessa maneira, no momento de analisar seus resultados, você verá quais foram as ações tomadas e conseguirá saber, com mais detalhes, quais foram os erros cometidos.

Além disso, caso você contrate uma agência ou novos profissionais, eles saberão quais foram as tarefas realizadas e o que deve ser feito para que o planejamento seja cumprido.

Então, antes de começar a divulgar sua empresa, pesquise mais sobre seus clientes, o mercado e as ferramentas que você tem disponível para otimizar seus resultados, utilizando uma estratégia de marketing. Essa é a forma mais eficiente para que seu planejamento atinja os objetivos traçados.

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