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Sua empresa vem passando por dificuldades para mensurar resultados? Nós sabemos que muitas vezes empreendedores ainda têm dúvidas e se sentem confusos na hora de medir e interpretar os dados obtidos pela estratégia de marketing de digital.

Se você precisa entender como mensurar resultados para apresentar soluções para sua empresa, fique ligado! No post de hoje, vamos mostrar como é possível mensurar dados e quais são as principais métricas. Confira!

Estratégia de marketing digital e métricas

Para medir o retorno de cada um dos objetivos traçados na sua campanha de marketing digital, existem métricas específicas que vão mensurar os resultados de acordo com a estratégia de marketing digital adotada.

O que se espera delas é detectar falhas para otimizar as campanhas, ajudando os gestores a fazerem escolhas melhores. Por isso, tome cuidado na hora de decidir. Elas precisam ser relevantes e, se forem facilmente mensuráveis, melhor ainda!

As informações serão obtidas por meio de diferentes fontes, e cada uma tem uma utilidade. Para se ter uma ideia, é possível medir o impacto do marketing digital por meio de índices como clientes convertidos, geração de leads, visitas no site, engajamento, compras realizadas, valor médio gasto por compra, e por aí vai.

Agora vamos ver as duas categorias básicas de métricas e alguns de seus índices.

Métricas de dados

Esses indicadores são mais superficiais, então eles são menos úteis se você quer entender os resultados da sua estratégia de marketing digital.

Muitas vezes, eles são supervalorizados, mas na verdade pouco explicam sobre o comportamento do cliente.

Esses são os mais comuns:

  • número de seguidores,
  • visualizações em vídeos,
  • pageviews.

Métricas de resultados

Esses são os índices mais importantes para você começar a entender os resultados da estratégia de marketing digital. São indicadores que medem o desempenho que, depois de interpretados, serão capazes de produzir mudanças importantes nas campanhas.

Entre outras utilidades, esses indicadores revelam como atrair e converter clientes, incentivá-los a passar mais tempo consumindo seu conteúdo e, até mesmo, como fazê-los comprar mais.

Veja os principais:

Leads gerados

São todos os consumidores que passam de um estágio de consumo para outro, seja deixando um contato em troca de uma informação qualquer ou assinando sua newsletter.

Lembre-se sempre que leads gerados são mais importantes que o número de seguidores ou visitantes!

Analisando essa conversão, você pode identificar, além do interesse de uma pessoa em uma informação, o comportamento usual dela na internet.

Retorno sobre investimento (ROI)

O retorno sobre investimento é um dos indicadores mais bacanas. Basicamente, o que ele faz é mostrar a eficiência da estratégia a partir de um cálculo simples:

ROI = (ganho obtido – custo de investimento)/custo de investimento

O ROI mostra as taxas de crescimento lucrativo de acordo com o valor que você investiu e os ganhos obtidos.

Custo de aquisição de clientes (CAC)

Esse é outro índice baseado em um cálculo simples:

CAC = custo de investimento/quantidade de clientes da campanha

Esse indicador ajuda a entender se sua empresa está gastando mais do que precisa para conseguir um cliente, sendo o objetivo reduzi-lo para aumentar a eficiência do marketing.

Como analisar as métricas obtidas?

Para essa análise existem algumas possibilidades. Uma é usar uma ferramenta como o Google Analytics, que permite realizar uma análise profunda na sua página.

Por meio dela, é fácil medir a quantidade de visitantes, sua origem, palavras-chave buscadas, ROI, leads gerados, entre outros indicadores.

Além do Google Analytics, as redes sociais, gerenciadores de conteúdo e plataformas de marketing disponibilizam ferramentas para mensuração de informações que, na falta de recursos para investimento, serão de grande ajuda para um negócio menor.

Sempre vale a pena pensar também na possibilidade de contratar uma plataforma de automação de marketing ou uma agência especializada, capaz de preparar uma estratégia ampla que monitore os indicadores mais importantes.

Porém, tudo depende do tamanho da empresa, suas intenções com o marketing, metas e objetivos.

O que achou? As informações sobre métricas e mensuração foram úteis? Então não deixe de ler o nosso artigo sobre a metodologia de inbound marketing e entenda o que está por trás da adoção de uma estratégia de marketing digital!